O que é Startup e como criar uma do zero?

Com a transformação digital avançando cada vez mais, é possível observar o crescimento de pequenas e médias empresas (PMEs) que investem em tecnologia e inovação. Confira o que é startup, como é o seu funcionamento e como criar a sua. Vamos lá!

É provável que você já tenha ouvido falar em startups unicórnio no seu dia a dia ou até em filmes. Esses modelos de negócio estão alcançando bastante sucesso em um menor período de tempo, por meio de alguns conceitos e ferramentas aliados à gestão de inovação.

Se, apesar de já ter visto esse termo, você ainda tem dúvida sobre o que é startup, quais são os seus conceitos e como é o seu funcionamento na prática, siga conosco e confira as principais características que você precisa saber sobre esse modelo de empresa. Boa leitura!

O que significa startup?

Antes de qualquer outra informação, é fundamental saber qual é o significado de startup. Esse conceito, apesar de estar muitas vezes relacionado a uma empresa em seu estágio inicial, se refere a um grupo de pessoas que busca um modelo de negócios repetível e escalável, investindo em tecnologia e inovação.

Indo além de empresas que estão presentes apenas na internet, as startups podem funcionar tanto de forma física quanto online, e a web apenas facilita os seus processos. Algumas das principais características de uma startup, são:

  • acessibilidade;
  • conveniência;
  • criatividade;
  • inovação;
  • escalabilidade;
  • praticidade.

Uma das principais missões de startups ao redor do mundo é alcançar mais pessoas, de forma criativa, efetiva e simplificada, a fim de gerar mais benefícios e impactos positivos à vida e ao cotidiano dos usuários. 

Como funciona uma startup?

Diferentemente das empresas tradicionais, as startups apresentam um ritmo de crescimento exponencial em vez de uma cadência linear, crescendo em uma velocidade mais acelerada se comparada a uma organização do mercado comum. 

Por utilizar mais recursos de tecnologia e inovação, as soluções desenvolvidas por startup facilitam os processos internos e externos, fazendo com que as atividades aconteçam de forma mais fluida, contínua e eficiente.

No que diz respeito aos recursos financeiros e recebimento de investimentos no negócio, as startups podem contar tanto com o capital próprio quanto com financiamentos ou empréstimos fechados de instituições financeiras, além da presença de co-fundadores e a ajuda de um investidor-anjo.

Apesar de obter um crescimento mais veloz, o risco de mercado também é maior e, por isso, é necessário recorrer a planejamentos estratégicos com mais frequência, além de adotar outras boas práticas na gestão, para manter as atividades em funcionamento.

Como criar a sua startup?

Não há uma receita de bolo para a criação de uma startup, mas por meio de alguns passos é possível percorrer as etapas necessárias para formar esse modelo de negócio. Reunimos os principais passos a serem seguidos. Confira:

  • analisar o cenário do mercado, da economia e das mudanças de comportamento dos consumidores;
  • identificar e estudar de forma aprofundada as necessidades das pessoas e os problemas ainda não solucionados;
  • encontrar um fator que pode contribuir positivamente à rotina de muitas pessoas;
  • definir a missão, visão e os propósitos e valores do seu negócio;
  • criar um modelo de negócio;
  • contar com o apoio de uma equipe reduzida para fazer parte dos processos de forma estratégica;
  • montar uma base inicial de potenciais clientes;
  • validar a ideia e fazer testes para analisar a recepção do modelo com um grupo de pessoas;
  • participar de rodadas de investimentos.

Apesar de ter alguns pontos que também valem para o mercado corporativo tradicional, as startups apresentam muitas particularidades e, assim, é preciso ir além dos planejamentos estratégicos para propor novas soluções e se adaptar ao surgimento de novas necessidades e demandas ao longo dos anos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é startup e como criar a sua. Continue de olho em nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de negócios, empreendedorismo, tecnologia, vendas e marketing.

Compartilhe: