Importância da Assessoria Financeira Para o Seu Negócio

A contratação de uma assessoria financeira pode ser o que está faltando para que seu negócio consiga se estabelecer no mercado com mais solidez. Nem todo empreendedor tem amplos conhecimentos de finanças quando decide ser o dono da sua própria empresa e isso pode criar uma série de dificuldades de alcançar resultados positivos a médio e longo prazo.

Assessoria financeira: O que ela pode fazer pela sua empresa?

Antes de entender qual a relevância e os benefícios de contratar esse serviço é imprescindível que o gestor entenda em que consiste uma assessoria financeira. Basicamente se trata de um serviço terceirizado que visa à realização de análise e diagnóstico da situação atual com eventuais soluções para os problemas existentes.

Os profissionais ou companhias que oferecem serviços de assessoria financeira são especialistas nessa área e têm uma expertise que muitas vezes falta aos gestores de negócios próprios no que diz respeito ao setor de finanças. Dentro do escopo de serviços prestados pela assessoria estão verificação de gastos, receitas, pagamento de impostos e organização financeira por meio da elaboração de um planejamento eficiente a médio e longo prazo. Empresas assim como pessoas podem ter dificuldades em manter suas obrigações em dia.

Por que a assessoria financeira é importante para as empresas?

Cabe à assessoria financeira atuar, lado a lado, com o gestor do empreendimento para realizar um planejamento mais eficiente para o uso dos recursos que a companhia possui. É um trabalho personalizado que atende as demandas de cada cliente em particular, faço um paralelo com o atendimento de um médico a um paciente. O médico faz exames para detectar qual é o problema do indivíduo que está atendendo.

Acontece o mesmo em relação à assessoria financeira, a prestadora de serviço observa todo o panorama de dados disponíveis e desenha uma estratégia pertinente para aquele caso. Essa breve explanação já demonstra qual é a importância de contratar esse serviço, trata-se de uma avaliação completa da situação em que as finanças se encontram e quais são os caminhos possíveis para reverter fontes de prejuízos.

Quais os benefícios de contratar uma assessoria financeira?

Para quem ainda tem suas dúvidas em relação à pertinência da contratação desse serviço – mesmo conhecendo a sua importância em termos de diagnóstico de problemas e indicações de soluções – vai gostar de conferir a lista de benefícios que elaborei a seguir.

1 – Conhecimento específico em finanças

Um dos principais benefícios de contratar uma assessoria para assuntos financeiros é contar com especialistas nessa área. Mesmo que o gestor do negócio tenha alguns conhecimentos a respeito de finanças poderá se beneficiar da expertise do assessor. Certamente um profissional que atua cotidianamente com os números tem mais repertório para resolver uma ampla gama de problemas.

2 – Visão estratégica de fora

O gestor e os colaboradores do empreendimento têm uma visão sistêmica focada na realidade do negócio, pois estão inseridos nela. Por outro lado os profissionais que prestam assessoria financeira vêm de fora e por isso oferecem uma visão mais oxigenada. Muitas vezes é possível pensar em caminhos e soluções mais pertinentes tendo essa visão externa.

3 – Elaboração de estratégias e definição de metas coerentes

Engajar os colaboradores para alcançar metas passíveis de serem realizadas é fundamental, pois investir na busca por ideais impossíveis gasta energia da equipe e recursos financeiros. A assessoria irá trabalhar no desenvolvimento de estratégias que estejam alinhadas com o momento atual da companhia bem como com a definição de metas coerentes com o que é possível realizar.

4 – Diagnóstico e prevenção de problemas financeiros

Certamente um dos benefícios mais essenciais que a contratação de uma assessoria financeira pode oferecer para um negócio de qualquer porte é o diagnóstico de problemas já existentes e dificuldades que ainda irão se mostrar nos próximos anos. Tem algumas questões que permanecem escondidas por outras preocupações, mas que se forem identificadas com antecedência podem ser facilmente eliminadas. Sempre dizem que prevenir é melhor do que remediar.

5 – Possibilidade de focar em outras questões

Cuidar de uma empresa como um todo não é nada fácil e ter que resolver questões referentes à finanças quando não se tem esse conhecimento pode ser ainda mais complexo. Exatamente por isso é interessante contar com o auxílio de uma assessoria financeira.

O gestor passa a ter mais tranquilidade para focar em outros temas que podem ser resolvidos por ele. A assessoria demanda acompanhamento, mas não necessariamente um trabalho realizado a quatro mãos. Contudo, recomendo que o gestor tome por hábito estudar e se familiarizar com as questões do âmbito financeiro a médio e longo prazo. A assessoria pode e deve ser mantida, porém, também é possível saber caminhar com as próprias pernas.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe: